terça-feira, 19 de novembro de 2013

O que o Dragão Obsidiana tem a ver com Game of Thrones?

Desenhei o Dragão Obsidiano durante a viagem que fizemos para Lapinha da Serra, neste feriado.
Lapinha é um vilarejo da Serra do Cipó, e lá não tem internet nem telefone. 
No chalé que ficamos, de frente a uma lagoa, também não tinha televisão.

Parece chato,  mas foi bom porque os dias renderam bastante. Além do dragão que fiz, também acabei o esboço da   capa do meu livro, que será lançado em breve.

Voltando ao Dragão, você sabe o que é obsidiana? 

Obsidiana

Obsidiana parece uma pedra, mas é um tipo de vidro vulcânico, que se forma quando o magma solidifica rapidamente, ao entrar  em contato com a água, por exemplo.  A obsidiana não é um mineral por não ser cristalina e é muito similar na composição do   açoPode ser classificada  como um mineralóide.

Eu desenhei o Dragão Obsidiana porque adoro pedras e minerais (tenho uma coleção enorme) e gosto muito de pesquisar sobre esse assunto.

Você sabia que as lâminas de obsidiana podem ter uma borda de corte tão fina como os bisturis de aço cirúrgico de qualidade    muito elevada?  Os mesoamericanos fizeram também um tipo de espada com lâminas de obsidiana montados em um corpo de   madeira. Entre os aztecas, essa espada tinha o nome de macuahuitl.


Armas feitas com obsidiana

Quando eu estava desenhando o dragão Obsidiana, aconteceu uma grande coincidência, porque o meu padrasto,       Hermann Santiago, estava lendo o terceiro livro da série Game of Thrones exatamente na parte em que o Samwell     Tarly mata um vagante branco com um punhal feito de vidro de dragão! 

Samwell Tarly

Vagante Branco

O mais interessante é que, na verdade, o vidro de dragão é feito de obsidiana, como o Sam explica nesta passagem  do livro:

"O vidro de dragão é feito por dragões, como o povo gosta de dizer?
- Os m... meistres pensam que não, gaguejou Sam.- Os meistres dizem que vem dos fogos da terra. 
Chama de obsidiana."   
(A tormenta de espadas - terceiro volume da Crônicas de Gelo e Fogo, 
de George R. R. Martin)  

Foi uma coincidência muito legal, né?

Vidro de Dragão

Dragão 81: Dragão Obsidiano, criado por mim.


Dragão 80: Dragão de ervas selvagem, inspirado no Social Empires


Dragão 79: Dragão esqueleto


Dragão 78: Dragão do Espaço Selvagem


Dragão 77: Dragão de Ferro

Depois de um feriado em um vilarejo sem internet e sem telefone, está na hora de atualizar o blog! A página do facebook já está atualizada, pois programamos as postagens.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A magia de Esher

Desde criança o João Gabriel gosta de ir a exposições. Na verdade, desde bebê. Digo isso porque quando ele tinha apenas dois meses, a primeira coisa que ele reparava quando a gente chegava em um lugar novo (casa, escritório, consultório médico, etc), era nos quadros. E ele prestava tanta atenção nos detalhes que o pediatra dele, que tem um consultório cheio de gravuras, ficava impressionado.

É por isso que sempre que posso levo ele a galerias de arte e exposições. E ele próprio pesquisa muito na internet o trabalho de outros desenhistas e de pintores famosos. Um dos pintores que ele mais gosta é do Salvador Dali!

No último domingo fomos à exposição do Escher, no Palácio das Artes, aqui em Belo Horizonte. Ele adorou! Falou que foi a exposição que ele mais gostou, porque dava para interagir com as obras.






Além de interessante, foi muito divertido! Vejam só:



 (só assim mesmo para eu ficar maior que o João!)

  Se você mora em BH, não perca! A exposição já está acabando, fica até o dia 17 de novembro (domingo). Mas se prepare, porque  domingo passado estava muito lotado, e eu acho que neste final de semana vai ficar ainda mais cheio. Mesmo assim, vale à pena, porque você vai ver as 85 obras mais enigmáticas do artista, entre gravuras originais, desenhos e fac-símiles, pertencentes à coleção da Fundação Escher, na Holanda. 

"A exposição permite que o público passe por uma série de experiências que desvendam os efeitos óticos e de espelhamento que Escher utilizava em seus trabalhos. Experiências como olhar por uma janela de uma casa e ver tudo em ordem e, em seguida, ver tudo flutuando por outra janela ou ainda assistir um filme em 3D, que possibilitará um divertido passeio por dentro das obras do artista gráfico. As experiências foram desenvolvidas em colaboração com Marcos Muzi do Fator Z. A expografia ainda apresentará animações de algumas de suas gravuras." - fonte: guiaBh




Dragão 76: Dragão de Fogo Selvagem


Dragão 75: Dragão Espectro


Dragão 74: Dragão Zumbi Selvagem